Postagens populares

sábado, dezembro 06, 2008

projeto de leitura

EEEFM “SEBASTIÃO COIMBRA ELIZEU”
Praça Almirante Barroso, s\n.
Água Doce do Norte – ES


PROFESSORA: MARIA DO CARMO BATISTA









PROJETO LER É BOM EXPERIMENTE!















Água Doce do Norte, ES – OUT, de 2008.

JUSTIFICATIVA



É através da leitura que se formam cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural. É de vital importância que todo o corpo docente e discente esteja envolvido para um melhor êxito, a fim de que o gosto pela leitura e a boa formação de leitores. É necessário envolver e estimular nossos alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade.
O Projeto é voltado para a transmissão e valorização do livro e o fomento da leitura, na escola e fora dela. É uma ferramenta de promoção cultural e um instrumento de difusão, uma vez que dele participam todos os alunos do da 1ª série do ensino fundamental.
Mergulhando na imaginação eles passa viajar ao mundo fantástico, e descobrindo as maravilhas em sua volta.







OBJETIVO GERAL


• Que o hábito de ler seja uma constante em toda a vida do educando para que ele seja um leitor apaixonado; - oferecer um reforço na leitura e na ortografia em parceira com a metodologia constante no projeto político-pedagógico da escola.


OBJETIVOS ESPECIFICOS


•Aumentar o nível de informação dos alunos através dos livros.
• Enriquecer o vocabulário do aluno
• Compreender a língua como um código de comunicação.
• Compreender e analisa texto.
• Realçar as relações entre a língua e o povo que a cria e usa.
• Levar ao aluno a lidar, na prática, com o dicionário, explorando todas as informações por ele fornecidas.






METODOLOGIAS


Na 1ª série do Ensino Fundamental, o procedimento didático será baseado em dados oficiais que demonstram a dificuldade dos alunos ao hábito da leitura dentro e fora da escola.
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fechamento, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto à leitura.
O debate, dramatizações, visita a biblioteca, conversas com o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler. Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação.
E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e internacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:



Sugestões de atividades:
• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
• Conhecer vida e obra do autor;
• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas:
• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;.

AVALIAÇÃO:


A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
.









Referência


De Nicola, José, 1947 – Português palavras e idéias, -São Paulo: Scipione
http://www.projetosdeleitura.com.br/perguntas.html
http://www.vivaleitura.com.br/calendario_detalhe.asp?id_proj
http://drang50.wordpress.com/

Nenhum comentário: